Não Perca, neste Domingo! O circo de Pulgas!

quinta-feira, maio 21, 2009


Tem muita coisa reelevante no mundo para eu "blogar" , mas vou me focar num assunto que é de alta importância na vida do brasileiro que é a caixinha mágica chamada Televisão, justamente um assunto à principio sem a minima importância.
Não pelo fato da TV ter sua irrelevância e conteúdo fraco(que não é característica só da TV brasileira, tem muita merda sendo transmitida ao redor do mundo e muita gente paga pau só porque é gringo, de praxe tupiniquim) mas o cerne na questão da TV em geral é a proposta que vemos todos os dias e move a gente quase sem perceber.
********************************
Maricota, uma moça deveras humilde, mora no Bairro Faixa de Gaza com seu marido Carlão.
Ambos muito trabalhadores, Maricota como lavadeira e Carlão como mestre de obras. A única diversão que têm ,fora a época das chuvas quando a enchente leva o pouco que conseguem, é assistir TV quando chegam do serviço. Ambos já no fim dos seus 30 anos com
pouca perspectiva de mudança. Assistem a novela durante a semana e de fim de semana, quando não tem churrasco na laje, Futebol ou Silvio Santos.
Maricota e Carlão tem dois filhos: um menino, futuro Atacante de um timaço e uma menina que sonha em ser atriz de novela.
*******************************

Poderia explicitar mais e mais como a TV afeta não só os mais desfavorados mas todas as camadas sociais. Quero chegar mais embaixo do shortinho da Carla Perez, embaixo do vestido da Luciana Gimenez para mostrar que nem tudo que reluz é cheirozinho. E o àpice do nosso meio de comunicação mais abrangente não evoluiu em nada desde os tempos da roma antiga(meio clichê)
Num ciclo de trabalho e descanso, como de muitos, é necessário uma forma de distração. Coisa que a TV e Cinema se encaixam perfeitamente. Ainda mais se voce puder mandar as pessoas fazerem piamente meio que manipulando sutilmente ideologias e morais.
Pegando por exemplo "o Sucesso" podemos criar um exemplo para as pessoas seguirem. Hmmm isso daria um ótimo comercial, não?
------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------

Outra coisa que chama a atenção é o mistério e o sobrenatural 0_O!
Quando digo mistério e sobrenatural digo, tudo relacionado ao que atrai a curiosidade do ser humano. Pode ser desde uma criança prodigio ou até uma doença nova.
Tipo uma gripe que viesse dos porcos. Isso seria muito atrativo.
Outra coisa legal é claro a superação olímpica do ser humano através de competição, lógico. Um esporte que desse margem para o coletivo mas sobressaisse o líder, como nas batalhas homéricas.
--------------------------------------
- Ei mas isso seria muito cruel! E as mazelas do povo? quem mostraria os roubos do Senado?
quem irá nos salvar??
-Ah a gente coloca um Jornal no Horario nobre com 40 minutos de duração pra cobrir um país continental. E de vez em quando jogamos uns bois as piranhas só pra mostrar que tudo funciona. Mas depois mostramos como nosso Aquiles dos gramados está lidando com o problema do joelho.
-Ah, verdade. Mas se tudo der certo ele joga no Domingo!
------------------------------------
Ai ai, esse texto acredito estar sendo muito cansativo de ler.
Na verdade a crítica é justamente o desequilíbrio que os meios de comunicação de massa proporcionam. Não vou mentir que gosto de assistir o Silvio Santos jogar dinheiro na mulherada mas as vezes gostaria de uns filmes mais instrutivos em horarios normais(não as 2 da manhã). Filmes que não mostrassem só Steven Seagal ou Charles Bronson.
Ah, estou reclamando de boca cheia. É melhor ver o Silvio no domingo do que a Idade das Trevas que foram os Anos 90 Bundisticos.
Bom, agora vou acompanhar meu copo de Coca-Cola "Emoção Pra valer" com um Sanduíche com mortadela Sadia... porque a vida precisa ser mais gostosa.

Né?

1 comentários:

Milla disse...

Hum...o audiovisual no geral atrai demais mesmo! Hipnotiza e nem sempre de uma forma positiva.
Sou extremamente a favor da comunicação televisiva e radiofônica, mas como tudo, é fácil transformar boas idéias em coisas toscas e sem conteúdo. Reclamamos que a tv aberta, que é uma merda e só tem telenovela e apelção, mas a hipnose é tanta que esquecemos que temos os botões para trocar de canal ou, até mesmo, delisgar a dita cuja da tv, né?

Gostei do texto, gostei do blog ;)

E prefiro a coca zero, mas não dispenso o pão com mortadela..humm

Beijo.