O Mundo dos Velhos agonizando - Parte 1: O mundo não é mais moderno

segunda-feira, agosto 31, 2009

Senhoras e senhores o mundo está passando por várias transformações drásticas em relação a atitude, cultura e o modo de como a maioria se situa no mundo e essas mudanças ecoam pelo resto de todo o mundo prático.Essa semana eu tentarei explicar como isso está acontecendo e já é antigo.

até o boom de comunicação provida pela internet nos anos 90 pra frente vivíamos o que os historiadores determinam como a pós-modernidade.Uma característica do que vivíamos era a cultura da massa. Tudo era feito em massa. Coca-cola, Rede Globo, Fusquinha da Volkswagen, Todo mundo vai no Eldorado fazer compras e assistir o Chacrinha no Sábado e Silvio Santos no domingo.Serginho Mallandro vendeu um milhão de cópias do seu disco e toda criança assistia Thundercats.Os artistas de cinema e TV eram impecáveis. Clint Eastwood, Marylin Monroe, Jane Fonda, Marlon Brando,Michael Jackson.Existiam os heróis nacionais como Pelé,Zico, Ayrton Senna e Oscar no basquete.Todos deuses perfeitos em sua área.
No Brasil as notícias sempre eram contestáveis devido a ditadura que se instalava. Sabíamos que receita de bolo no jornal significava algo que estava errado. Uma mentira, uma dissimulação. Os meios de comunicação eram poucos(TV, Rádio, Jornal) e poucos eram os que faziam parte desse meio(Silvio Santos, Roberto Marinho).
Sendo assim, o homem comum era um pensamento perdido no meio da massa.Uma estrutura definida verticalmente .

Mas as coisas mudaram.A cultura da carreira/história de vida mudou.O mundo é mais amplo e diversificado com o meio globalizado do que com o pós-moderno.Com o novo meio de comunicação pela internet e seu "reset" da "web2.0"(que nada mais é que a mesma coisa continuada). O mundo começou a mudar. Tudo que é conhecido hoje não é mais massificado mas segmentado.Os ícones de massa começam a não alcançar mais a todos. Os discos começam a não vender tanto,as até então consideradas divas pela antiga industria cultural começam a aparecer sem calcinha, errando a letra do hino nacional, sendo escurradas pela forma errada que escrevem. O tempo de vida de celebridade diminui drasticamente.Os deuses são humanos como nós.Sendo eles,humanos, o que eles tem de diferente da maioria da gente? Todos nós agora temos lugar no panteão.Os quinze minutos de fama são agora quinze segundos com o Youtube. A estrutura tradicionalíssima de educar passa a ser transmitida por todo o mundo.
Não só pelo pai, professor,marido,estado. A estrutura não é mais verticalizada nem centralizada.


0 comentários: