O Mundo dos Velhos agonizando - Parte 2: As Simulações Declaradas

terça-feira, setembro 01, 2009

Falaremos do antigo homem pós-moderno. O homem que vivia na segunda metade do século XX(vinte) tinha como conceitos culturais morais e éticos o tão afamado "American Way of Life" assim como a mulher de qualquer classe , o dogma era estudar, casar e ganhar dinheiro para comprar utensílios das mais diversas áreas para demonstrar o seu sucesso ao mundo lembrando o Vini, Vidi , Vici(vim, vi e venci). Não é preciso dizer que muitos ainda vivem correndo atrás desse estilo.Ser rico e bem resolvido e destacado da sociedade na cultura moderna cria uma espécie de ilusão de felicidade constante.Filmes que exaltam bem a crise desse estilo de vida americano é "Beleza Americana" e "Clube da Luta". No primeiro mostra uma vizinhança "dos sonhos" com a abordagem de varios temas que minam o estilo de vida: pedofilia, homossexualismo, racismo,homofobia e por ai vai. No segundo mostra um executivo de sucesso que começa a questionar toda sua vida, trabalho e cultura.




Grande parte dos dilemas que o estilo de vida americano vivido pelo mundo e enraizado no indivíduo é o "E agora?".
Não só o American Way of Life é mais do que uma simulação, uma verdade falsa, mas a maioria da realidade pós-moderna.
A proposta de destaque sucesso para alcancar a felicidade permeia por tudo sendo espalhada principalmente pela propaganda.
A simulação de algo vem do seguinte aspecto: voce consegue saber que a simulação é algo de programado quando falam para voce ou voce percebe a história inteira.
Por exemplo.
Dois jogadores do mesmo time de futebol,à mando do técnico, combinam uma jogada ensaiada. Eles treinam a semana inteira ,pois a prática leva à perfeição. A jogada é executada com maestria no fim de semana e sai um gol muito bonito. Durante a semana, outro time faz a mesma jogada ensaiada e o gol sai do mesmo jeito. Quando voce vê, todos os times estão usando a mesma jogada, logo todos sabem como agir diante daquela situação e as vezes surge um gol. Não tão bonito quanto o original ,pois já está "manjado".
O homem pós-moderno vive num mundo de jogadas ensaiadas onde voce sabe onde cada peça se encaixa e antevê eventos que surgem no caminho. . Isso vem da propagação do método empírico(científico) por todas as áreas do ser humano. Planejamento estratégico, Organogramas,pesquisas de campo, tudo isso serve para maximizar a eficiencia da "jogada" sempre ditadas pelo treinador.

As vidas com jogadas ensaiadas são sempre maximizadas ao sucesso.Se voce executar esse modelo que eu te proponho com maestria, voce terá sucesso e consequentemente felicidade.Ficar nessa ligação de felicidade e sucesso (e vice e versa) não se encaixa pois,de acordo com esse pensamento, depois que é constatado o sucesso em algo , a felicidade está presumida em alguma parte dessa conquista. Quando a conquista termina, surgem outros sucessos a serem alcançados e fica assim uma busca infinita pela felicidade que nunca chega até a morte.

A proposta de "Qualidade de vida" é errônea pois é justamente o que a industria quer. Que podemos parecer que pensamos diferente , mas no final todos pensamos iguais.
Justamente o que a proposta do mundo "globalizado" vêm e derruba com a proposta de diversidades multiplas e infinitas que dificilmente são encaixadas em um modelo. Se não se encaixam num modelo são únicas irrotuláveis e por tanto não são simuladas, ou seja autenticas.

E todo brasileiro sabe que um jogador que faz um gol diferente fica muito mais bonito que o ensaiado.

1 comentários:

Pery Gabriel disse...

Gostei do Blog. Altíssima qualidade crítica. Abraço!